Durante os dias 17, 18 e 19 de Maio realizou-se em Uberlândia a V JOUNI, V Simpósio de Pós Graduação do IPGU e XIII Encontro da Rede FitoCerrado, as atividades dos eventos ocorreram no Campus Santa Mônica na sexta feria 17/maio, com Cerìmônia de Abertura que contou com a presença de autoriadades, pesquisadores, representação do controle social, ONGs, organismos de classe de profissionais da saúde, docentes, alunos de pós graduação.
Entre as autoridades presentes estavam a Coordenadora Estadual das Pratifas Integrativas e Complementares do Estado de Minas Gerais Dra. Heloisa Monteiro, o Secretário de Saúde de Uberlândia Dr. Almir Fontes, Presidente da Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Nacional de Saúde Dr. Wilen Heil e Silva.
Duas conferência de elevado cunho científico e social foram realizadas, uma pelo Prof. Dr. João Edaurdo Araujo, pesquisador em PICs, docente da USP/RP, Presidente da SOBRAFISA Nacional, e Prof. Joel Eufrázio, que abordou as PICS sobre o âmbito social do auto-cuidado, do cuidar do outro (paciente), que motivou e alimentou uma profunda reflexão sobre a saúde pública, privada, papel da universidade e da sociedade no âmbito das PICs e que culminou com o encerramento da abertura onde a Dra. Isabela Gasque, ex-aluna do IPGU, enfermeira Especialização em Acupuntura que abrilhantou o evento com sua voz maravilhosa e todos cantando “ A vida é bonita, é bonita, é bonita"-Gonzaquinha”- Viver é não ter a vergonha de ser feliz.
No dia seguinte, 18 de maio, na sede do IPGU foram apresentadas 25 conferênacias com docentes, pesquisadores de alto nível, envolvendo todas as Práticas Integrativas e Complementares e avanços quanto a outras que poderão vir a ser incoorporadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
No sábado dia 19/maio, 50 trabalhos de conclusão de curso do alunos do IPGU-Especialização em Acupuntura, também com temas voltados para as PICs foram apresentados e avaliados por docentes do IPGU e docentes convidados.
Acreditamos que um grande passo na divulgação das PICs qiuanto ao ensino, capacitação, pesquisa e extensão foi dado duranrte os eventos, “sabemos que é somente um começo, mas para se chegar a algum lugar temos que dar o primeiro, o segundo e o terceiro passos, pois se pararmos ficarmos, não cehgamos a lugar algum, o IPGU nesse particular vem fazendo, fez e fará sua parte para que a cada dia a formação, capacitação e inserção das PICs nos diveros tecidos sociais através de atores multiprofissionais possam acontecer”declara o Prof. Jean Luis –Fisioterapeuta Acupunturista-Diretor do IPGU e Coordenador do Evento.